05/07/2017 às 16:29

“Internet das Coisas” em debate no Café com Ideias

Com o tema “A Internet das Coisas: saiba mais sobre essa revolução e como ela mexerá com seus negócios”, o Sindilojas Noroeste promoveu nesta terça-feira, 5, mais uma edição do projeto Café com Ideias. O evento foi realizado em parceria com a Loja Virtual e a Claro Brasil, que trouxeram o palestrante, Flávio Júnior, consultor de soluções da Claro Brasil.

Flávio Júnior apresentou o conceito de Internet das Coisas e formas de aplicação da mesma no dia a dia. Destacou que, ao contrário do que a maioria pensa, não é um tema do futuro: “A internet das coisas já está acontecendo, através de várias aplicações”. Por esta razão, é necessário se preparar para acompanhar o que está acontecendo no mercado e de que forma estas iniciativas podem ser vistas e aplicadas nos negócios. O consultor citou como exemplos práticos os dispositivos de rastreamento de veículos, aparelhos para monitoramento remoto de pessoas, muito utilizado para acompanhamento de idosos, e também os casos de “cidades inteligentes”, que fazem uso de aplicativos em diversos setores, como por exemplo, no trânsito, para controle de estacionamentos.

No setor da telefonia, ele destacou que o momento é bastante decisivo no que diz respeito à internet das coisas. “As redes de telefonia estão adaptando suas estruturas para atender à demanda atual, que movimenta um grande volume de dados, que precisam ser entregues em grande velocidade e com um tempo de resposta cada vez menor”, salientou, acrescentando que a nova tecnologia de rede 5G deverá ser lançada em breve, se estabelecendo no mercado no período de 2018 a 2022.

Problemas com a imagem

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista de Ijuí